Cadastre-se e receba novidades de Promovol Eventos

GP do Bahrein: Verstappen vence primeira corrida da F1 2024

GP do Bahrein: Verstappen vence primeira corrida da F1 2024

Tudo começou na F1 em 2024 como terminou em 2023. Pole position, Max Verstappen venceu neste sábado o GP do Bahrein e já abre o ano na liderança após dominar a prova de ponta a ponta. Ele ainda contou com a recuperação do colega Sergio Pérez, que largou em quinto lugar, para trazer a primeira dobradinha da RBR na temporada. Carlos Sainz chegou em terceiro.
Considerando as últimas corridas da temporada passada, são oito triunfos consecutivos para o holandês, que chega hoje a 55 vitórias na carreira. Ele está á 36 das 91 conquistas de Michael Schumacher, vice-líder do ranking liderado pelo heptacampeão Lewis Hamilton com 103.
No campeonato de construtores, Verstappen lidera com 26 pontos - além dos 25 da vitória, mais um da volta mais rápida. Pérez é o vice-líder com 18 pontos e Sainz, terceiro, detém 15. A RBR soma 44 pontos no Mundial de construtores, tendo a Ferrari em segundo lugar com 27.
Com Verstappen inalcançável na ponta desde a largada, formou-se a primeira disputa entre Mercedes e Ferrari pelo posto de segunda força neste início de campeonato: George Russell, que largou em terceiro lugar, chegou a vencer a queda de braço inicial com Charles Leclerc; originalmente segundo no grid, o monegasco perdeu ritmo suficiente para dar espaço ao colega Carlos Sainz na briga.
Porém, Peréz passou na frente do trio para garantir a dobradinha da RBR. Com apenas uma vaga disponível no top 3 da prova, a disputa se concentrou entre Sainz, Russell e Leclerc. O espanhol, de saída da Ferrari ao fim do ano, levou a melhor; Leclerc se recuperou no fim e passou Russell, embora muito distante do colega de equipe para tentar atacar.

Resultado
1º Max Verstappen (RBR)*
2º Sergio Pérez (RBR) +22s457
3º Carlos Sainz (Ferrari) +25s110
4º Charles Leclerc (Ferrari) +39s669
5º George Russell (Mercedes) +46s788
6º Lando Norris (McLaren) +48s458
7º Lewis Hamilton (Mercedes) +50s324
8º Oscar Piastri (McLaren) +56s082
9º Fernando Alonso (Aston Martin) +1m14s887
10º Lance Stroll (Aston Martin) +1m33s216
11º Guanyu Zhou (Sauber) - 1 volta
12º Kevin Magnussen (Haas) - 1 volta
13º Daniel Ricciardo (RB) - 1 volta
14º Yuki Tsunoda (RB) - 1 volta
15º Alexander Albon (Williams)- 1 volta
16º Nico Hulkenberg (Haas) - 1 volta
17º Esteban Ocon (Alpine) - 1 volta
18º Pierre Gasly (Alpine) - 1 volta
19º Valtteri Bottas (Sauber) - 1 volta
20º Logan Sargeant (Williams) - 2 voltas.

A largada
Segundo colocado, Charles Leclerc até tentou a aproximação de Verstappen, mas o holandês disparou na frente abrindo, de cara, 1s sobre o piloto da Ferrari. No fundo do grid, Lance Stroll e Nico Hulkenberg se envolveram em uma confusão; o canadense da Aston Martin caiu para último e o piloto da Haas precisou trocar a asa dianteira. Pérez, que largou em quinto, herdou a posição ocupada à sua frente por Carlos Sainz.

Segue o líder!
Verstappen foi o último piloto do grid a fazer o primeiro pit stop, apesar de estar com pneus macios, e até a volta 18 já tinha 30s sobre o vice-líder Pérez. Depois de colocar os compostos duros, ele ainda manteve 5s sobre o colega de equipe, vantagem que praticamente dobrou nas cinco voltas seguintes.
O tricampeão visitou novamente os boxes na volta 38, na janela aberta por Russell pouco antes e um giro depois de Pérez. Os dois adotaram a mesma estratégia: trocaram os pneus duros pelos macios, mantendo suas posições originais na pista.

Quem fica com as últimas vagas do pódio?
A queda de braço entre Ferrari, a Mercedes de Russell e a RBR de Pérez começou na volta 3: o britânico da Mercedes assumiu a vice-liderança ao passar Leclerc, que ainda foi superado por Pérez e, na volta 11, pelo colega de equipe, Sainz. Ao recuar para evitar um contato, ele perdeu a quarta colocação.
Depois das ultrapassagens, Leclerc e Russell foram os primeiros a inaugurarem os pit stops, na volta 12 - ambos trocaram os pneus macios pelos duros. Ao retornar, Russell perdeu o sexto lugar na pista para Pérez, que também tinha finalizado seu pit stop há pouco. Enquanto isso, era Sainz quem ocupava a segunda colocação até também mudar seus pneus no 15º giro.
Sainz passou Leclerc uma segunda vez pelo quarto lugar, anotou a melhor volta da prova e, na volta 18, ultrapassou Russell para assumir a última vaga no pódio. Enquanto isso, Leclerc se queixava com a equipe porque seu carro escapava muito para a direita a cada vez que ele freava.
Russell voltou a parar na volta 33, abrindo a nova janela de pit stops: Leclerc o sucedeu, caindo para quinto mas a apenas 1s do rival da Mercedes, que começou a ameaçar já no fim da prova. O monegasco conseguiu, enfim, ultrapassar na volta 47, impedindo uma retaliação do rival.

Dia para esquecer...
Hamilton, por outro lado, não teve um bom dia. Levou dez voltas para ultrapassar Fernando Alonso e subir para o oitavo lugar. O heptacampeão parou na volta 13 e recuperou sua colocação original, mas perto da metade da prova, avisou que estava com o assento de sua Mercedes quebrado. Ele ainda sofreu com um problema na carga da bateria de seu carro, o W15, posteriormente resolvido.
O heptacampeão se viu correndo por fora com a McLaren, que tinha garantido nas voltas iniciais o sexto e sétimo lugares com Lando Norris e Oscar Piastri. A dupla mantinha vantagem de até 3s5 sobre Hamilton na primeira metade da corrida; na segunda janela de trocas, porém, o veterano da Mercedes se defendeu de Piastri, guardando seu oitavo lugar, e o ultrapassou pelo sétimo lugar já no fim.
Valtteri Bottas foi outro a ter um sábado difícil: na volta 32, ficou mais de um minuto parado nos boxes porque seu pneu dianteiro esquerdo ficou preso na roda. E caiu para 19º, com 1m14 de diferença para o líder Verstappen.
A única interrupção da corrida se deu na volta dez, quando Sargeant parou na área de escape com um problema mecânico e acionou uma bandeira amarela rapidamente dissipada. O americano seguiu na corrida, apesar de terminar com duas voltas atrás do líder Verstappen.

Fonte: https://ge.globo.com/

Apoio / Parceiros

Sobre a Promovol

Todos os direitos reservados a Promovoleventos.com.br